Todos nós já passamos por situações parecidas, ou até mesmo essa, onde temos a incerteza em arriscar, pois se arriscar em buscar um resultado mais rapido pode ser tomar o caminho longo!
Pare!
Pense!
E tenha a certeza se vale arriscar algo que temos a certeza por algo que não podemos prever!
Esse tipo de indecisão se chama Paradoxo de Abilene, O Paradoxo de Abilene é um paradoxo enunciado por Jerry B. Harvey, especialista em gestão e professor da The George Washington University, especialista em dinâmica de grupos e gestão organizacional.
Um indivíduo toma uma decisão baseando-se na suposição de que um grupo vai agir de uma certa forma. Este individuo contrariou a sua vontade em função do grupo, para obter aceitação ou para não sofrer censura.
Não ocorre comunicação alguma, pois este individuo tem certeza que avaliou corretamente as intenções dos outros integrantes do grupo. O paradoxo é que esta mesma situação ocorre com todos os indivíduos do grupo.
Exemplo:
Você vai passear na praia supondo que todos os seus parentes querem ir.
Na realidade você não quer ir a praia, e nenhum de seus parentes quer ir. Dessa forma o passeio é um fracasso.
Se alguém questionar a suposição, o paradoxo desfaz-se.
Este paradoxo só existe num ambiente em que a comunicação é falha. Em empresas, o ambiente de projetos é especialmente vulnerável a este paradoxo.
Foi inicialmente observado por Jerry B. Harvey no seu artigo "The Abilene Paradox and other Meditations on Management". O exemplo usado neste artigo conta uma viagem a Abilene (Texas), e daí o nome do paradoxo. (Origem: Wikipédia)
Mais paradoxos
sexta-feira, 4 de abril de 2008
O Paradoxo da Espera do Ônibus!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário