quarta-feira, 8 de agosto de 2007

Sobre RPG



O RPG é julgado erradamente como um jogo demoníaco e perigoso, por causa dos assassinatos que ocorreram e rituais encontrados (nesse caso eu desacredito totalmente que o RPG tenha culpa sobre isso, por que macumba existe a anos, décadas...e blábláblá) em algumas cidades dos EUA, Canadá, Brasil e outros, o que ocorre na maioria das vezes é que pessoas incapazes de diferenciar a realidade do fictício, ou seja com mentalidade fraca, acabam tornando o irreal em real, as vezes cometendo o crime inconscientemente (vamos dizer que entre aspas). Igrejas (na maioria evangélicas), concideram o RPG algo satânico, por causa dos símbolos e gravuras que contem nos livros, e é basicamente só o que eles vêem ao em vez de verem o lado positivo, que na verdade é um jogo que pode ser usado como forma de ensinar historia, mitologias, etc. e estimular o raciocínio e espontaneidade de uma forma divertida, podendo ser interpretada de forma oral, ou de forma teatral.
O que é RPG?
RPG é um jogo de livre simulação, normalmente envolvendo mundos fictícios e seres mitológicos que na maioria são da cultura nórdica, como elfos, anões, orcs..., podendo ser jogado na época medieval, atual ou no futuro.
No RPG existe o mestre, aquele que mestra (narra) o jogo, também chamada de aventura e coloca os jogadores em diversas situações, como por exemplo, salvar alguém ou recuperar algum artefato roubado. E o jogador, que cria um personagem e o interpreta, por exemplo, em um jogo sem interpretação corporal, se um jogador tem um personagem que tem como característica ser bruto e estupido e ele estiver entrando em um lugar cheio de pessoas, o jogador diz:
-- Eu vou entrando empurrando e trombando em todos que estiverem em minha frente.
Ou se o personagem tiver como característica ser gentil e bondoso e estiver na mesma situação, o jogador diz:
-- Eu vou entrando e pedindo licença caso não aja como eu passar livremente.
Também pode ocorre diálogos entre os jogadores, um perguntando pra o outro ou comentando algo, como se estivesse mesmo ocorrendo esse fato, por exemplo:
Jogador 1: -- Você sabe onde fica tal cidade?
Jogador 2: -- Sei sim, pega aquela estrada e segue somente nela que você chega lá.
E entre jogadores e o mestre como quando o jogador esta comprando algo, onde o mestre interpreta o vendedor.
Jogador: -- Quanto custa esse mapa?
Mestre: -- Custa x estalecas.
Parece ser algo chato falando dessa forma, mas quando se esta jogando é totalmente divertido, pois dependendo do mestre, se torna algo com muito humor.
O RPG contem varios sistemas, como D20, Daemon, 3d&t. E cenários (mundos) onde ocorrerão as aventuras, como Tormenta, Warcraft, e de filmes como O Senhor dos Anéis e StarWars, e mais uma lista gigantesca.
Bom é isso ai, texto meio grandinho, mas de uma forma bem resumida.

Caso nunca jogaram, digo para que joguem, vale a pena. Recomendo que comecem jogando 3d&t e depois passando para outros sistemas.

Nenhum comentário: